Projetos
Projeto Educação para a Cidadania

Desenvolvido com o apoio da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, o Projeto tem como objetivo disseminar a mediação como meio eficaz de construção de cidadania e prevenção de violência. Para tanto, foram desenvolvidas ações de aperfeiçoamento dos escritórios, incluindo a ampliação do acompanhamento técnico, a formação continuada dos/as mediadores/as, o reforço das condições de infra-estrutura dos escritórios, a revisão e o fortalecimento das estratégias de comunicação e mobilização social.

Vale lembrar que os Escritórios Populares são espaços organizados, em parceria com associações de moradores de bairros e com a Fundação Cidade Mãe/Prefeitura Municipal de Salvador. Atualmente, o Juspopuli é responsável pela coordenação técnica de sete escritórios na capital baiana, localizados nos bairros de: Calabar, Engenho Velho da Federação, Palestina, Saramandaia, Periperi, Roma e Canabrava.

O Projeto incluiu também a realização do Encontro Comunicação e Direitos Humanos, no dia 19 de outubro de 2007, que reuniu lideranças e comunicadores/as comunitários de Salvador, de Feira de Santana e de Santo Amaro. O objetivo do evento foi discutir estratégias de reconhecimento e efetivação do direito à comunicação, bem como as formas de contribuição da comunicação na promoção e garantia dos demais direitos humanos. A programação incluiu painéis sobre educomunicação, segurança, violência e o papel do/a comunicador/a. Além disso, o evento teve como objetivo divulgar os serviços prestados nos escritórios, contribuindo para a mobilização das comunidades onde as rádios estão instaladas.

Outra importante ação viabilizada através da parceria com a Assembléia Legislativa do Estado da Bahia foi a construção do site institucional do Juspopuli, com informações sobre a organização e sobre direitos humanos e mediação de conflitos.


Webmail   Login   Recuperar senha