Notícias

Curso do Juspopuli mapeia situação dos direitos humanos em municípios do Território do Sisal
Data de publicação: 28-05-2014

Representantes de doze municípios do Território do Sisal estão organizando um mapeamento das necessidades e serviços ligados aos direitos humanos na região. O levantamento faz parte das atividades do curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, que teve início no dia 22 de maio e será concluído em novembro de 2014.

O curso resulta de convênio entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica e o Juspopuli, organização sem fins lucrativos que realiza ações educativas em direitos humanos, orientação sócio-jurídica e mediação de conflitos em comunidades populares, além de estudos e pesquisas na área social.

Contando com parceria da Prefeitura de Serrinha e da Cáritas o curso tem como participantes agentes sociais de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Conceição do Coité, Ichu, Lamarão, Retirolândia, Santa Luz, Teofilândia, Valente e do próprio município de Serrinha.

A professora Marília Lomanto Veloso, presidente do Juspopuli e coordenadora do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana, ao abrir as atividades, explicou: "O curso é um espaço de debate e tem proposta emancipatória. Valorizamos a prática e é importante trazer a possibilidade do empoderamento das organizações civis, dos movimentos sociais, dos agentes de segurança pública e pessoas que têm um histórico de protagonismo em processos pacíficos de resolução de conflitos”.

Os próximos módulos do curso acontecerão nos dias 06 e 07 de junho e a partir daí serão trabalhados princípios e práticas de direitos humanos e conceitos-chave da resolução de conflitos, especialmente a mediação.

O mapeamento de necessidades e serviços relacionados aos direitos humanos na região é um dos resultados da formação e vai orientar a formulação de um Guia de Serviços, com o objetivo de facilitar as orientações e os encaminhamentos de interesse da cidadania. O Guia contará com informações relativas ao acesso à documentação civil e aos direitos específicos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, consumidor e outros.



Webmail   Login   Recuperar senha