Notícias

Caravana da Anistia realizará sessão em Salvador dias 05 e 06 de dezembro
Data de publicação: 25-11-2011

A 53ª edição da Caravana da Anistia será realizada em Salvador, nos dias 05 e 06 de dezembro próximo. O dia 05 será marcado pela homenagem ao centenário de nascimento do baiano Carlos Marighella, que dedicou a vida à causa dos trabalhadores, da independência nacional e do socialismo, e foi morto na noite de 4 de novembro de 1969 na capital paulista, por agentes do DOPS. Da homenagem constará a apreciação do seu requerimento de anistia política pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A solenidade será realizada no Teatro Vila Velha, às 15 horas, Passeio Público, no Campo Grande. Já no dia 06, a partir das 9 horas, no Auditório do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Palácio da Aclamação, Campo Grande, serão apreciados processos de anistia política de baianos que sofreram perseguição política durante o período ditatorial.

Organizado pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e pelo Grupo Tortura Nunca Mais/Bahia, com apoio de diversas entidades, entre as quais o Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, o evento integra o projeto educativo Caravanas da Anistia. Através das sessões públicas itinerantes de julgamento, realizados nas caravanas, é incentivado o debate sobre o período da ditadura militar e o papel da Anistia Política; difundida a história de pessoas, públicas e anônimas, que foram perseguidas e torturadas pelo regime militar, valorizado o aspecto coletivo da luta política e o papel dos partidos e organizações clandestinas.

As Caravanas da Anistia são acompanhadas por atividades educativas e culturais, promovidas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, órgão do Estado brasileiro responsável por reconhecer oficialmente o cometimento de atos de exceção, contra brasileiros e estrangeiros, materializados em perseguições políticas e que possibilitam o direito constitucional à reparação. As atividades desenvolvidas pelas Caravanas da Anistia são registradas através de relatórios, gravações em áudio e vídeo e fotografias que são entregues ao Memorial da Anistia Política do Brasil, contribuindo para o acervo e construção da memória política brasileira.


Webmail   Login   Recuperar senha