Notícias

UEFS e Juspopuli superam meta de atendimentos em Feira de Santana
Data de publicação: 01-06-2011

Em apenas quatro meses de atividade, o Escritório Popular de Mediação e Orientação sobre Direitos de Feira de Santana, realizou 508 atendimentos no município, superando em muito a meta de 280 prevista no projeto patrocinado pela Petrobras e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A instalação do EPM no município foi resultado de uma parceria do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos com a Universidade Estadual de Feira de Santana, que possibilitou a presença dos estagiários de Direito e a Associação Comunitária Bairro Capuchinhos, que forneceu o espaço para os atendimentos.

A mediação popular é um mecanismo extrajudicial de solução de conflitos e tem como objetivo promover formas sustentáveis de convivência, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos sociais mais solidários e emancipatórios. A prática da mediação tem se fortalecido como meio eficaz de efetivação de cidadania e prevenção da violência.

Às segundas e quartas-feiras, das 9 às 12h e das 14 às 17 h, mediadores e estagiários de Direito atendem à população na Associação Comunitária Bairro Capuchinhos, na rua Cupertino Lacerda, 1.759, Bairro Irmã Dulce. Além da mediação de conflitos familiares e de vizinhança, o Escritório orienta sobre separação e divisão de bens em uniões sem casamentos formais, contratos de aluguel, compra e venda, acordos (desde que o motivo não seja ilegal) e encaminha para órgãos responsáveis pela emissão de documentos civis.

Atendimentos itinerantes

Atendendo solicitações de outras associações, UEFS e Juspopuli realizam atendimentos itinerantes. No último sábado, 28 de maio, por exemplo, foram realizados 39 atendimentos no bairro do Tomba, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e com a Associação Comunitária do Tomba. No dia 14 de maio, no Estádio Jóia da Princesa, foram realizados 107 atendimentos no Programa Ação Global.

Atendimento online

O Juspopuli oferece também orientação online (www.juspopuli.org.br). O serviço é gratuito e ao internauta é garantido sigilo sobre as informações pessoais que são fornecidas. A resposta à orientação solicitada só poderá ser acessada através de login e senha criados pela pessoa que fez a consulta.


Webmail   Login   Recuperar senha