Notícias

Procon realizou, em parceria com o Juspopuli, orientação sobre orçamento doméstico
Data de publicação: 30-05-2011

Evitar compras com muitas prestações, cortar o desperdício e os gastos supérfluos, reduzir o consumo de água, luz e telefone, além de manter anotações para o controle mensal das despesas. Essas são algumas das orientações transmitidas aos participantes da primeira edição do Curso de Direito Básico do Consumidor e Orçamento Doméstico, realizado pelo Procon/BA, órgão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

A ação, que integra as comemorações dos 20 anos do Procon, consiste de uma série de palestras a respeito do tema. O objetivo é auxiliar no controle do orçamento e evitar o superendividamento entre pessoas de baixa renda. O primeiro encontro foi realizado nesta quinta-feira (26), em parceria com o Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, no Centro de Giro Santo Antônio de Pádua, em Paripe, Salvador, com a presença de 40 pessoas.

Primeiro os participantes assistiram palestra da mestra em Direito Econômico e coordenadora de Estudos e Pesquisas do órgão, Flávia Marimpietri. Na sexta-feira (27), a economista Isaura Mendes realizou atendimento individualizado, para tirar dúvidas sobre o controle do orçamento doméstico.

Segundo Flávia Marimpietri, a intenção é oferecer às pessoas noções de como organizar o orçamento e "ensinar a economizar um pouco para que, no fim do mês, sobre e elas aproveitem no lazer com a família ou, pelo menos, fiquem livres de dívidas”.

Receitas e despesas

Com as orientações que recebeu na palestra, a dona de casa Elisangela Barbosa espera resolver problemas financeiros que vem enfrentando. Ela tem dois filhos, mora de aluguel e não consegue chegar ao fim do mês sem estar devendo. "Eu vou procurar colocar em prática e anotar tudo, as receitas, as despesas, para ver se consigo diminuir um pouco as dívidas. Está sendo difícil controlar. Pego o dinheiro e não penso como usar”.

O Programa de Educação Orçamentária do Procon/BA é realizado de forma itinerante. Para receber a visita dos especialistas, organizações da sociedade civil devem enviar ofício ao órgão, para o endereço Rua Carlos Gomes, 746, Centro, em Salvador, solicitando as palestras e o atendimento.


Webmail   Login   Recuperar senha