Notícias

Sociedade e Governo realizam fórum sobre violência em Camaçari
Data de publicação: 18-05-2011

Com a proposta de debater as causas das diversas formas de violência e formas de convivência não violenta, Camaçari iniciou ontem (17/05) o 1º Fórum Metropolitano sobre Violência – Violências, Conflitos e Atualidades, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município com a assessoria técnica do Juspopuli, Escritório de Direitos Humanos. O evento, que se encerra hoje (18/05), conta com a participação de representantes de municípios da Região Metropolitana, da sociedade civil, das polícias Civil e Militar, dos conselhos de segurança e de religiosos.
 
Por entender que a violência não é uma questão local, a Prefeitura de Camaçari convidou os demais municípios da Região Metropolitana e os secretários estaduais de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública para discutir o tema em suas diversas faces. "A violência não é um problema individual de cada município e todos devem estar envolvidos nesse processo”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade.
 
Em seu discurso, na abertura do evento, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, destacou que o Município tem desenvolvido ações de combate à violência, não apenas contando com o apoio estadual no policiamento das ruas, mas intensificando as ações sociais através dos Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e de instituições como a Casa da Criança e do Adolescente e a Cidade do Saber, dentre outras.
 
O prefeito apresentou na ocasião o resultado de uma pesquisa sobre a segurança no Município, considerando satisfatórios, os dados em que mais de 70% dos moradores avaliam as atuações das polícias Civil e Militar de forma positiva. Ainda segundo a pesquisa 72,9 % dos entrevistados não sofreram nenhum tipo de violência, em dezembro do ano passado, e 51,5% da população atribui às drogas a principal causa da violência no Município. 
 

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, convidado para o evento, anunciou que este final de semana foi o mais tranqüilo dos últimos cinco anos na Região Metropolitana, com uma queda considerável no número de homicídios registrados: de cerca de 22 para oito. O secretário atribuiu a redução da violência ao trabalho das polícias Civil e Militar. Maurício Barbosa aproveitou a ocasião para falar da importância da participação da sociedade e da mídia no combate à violência.


Webmail   Login   Recuperar senha