Notícias

Feira de Direitos Humanos e Cidadania atendeu mais de 200 pessoas
Data de publicação: 19-04-2011

No dia 15 de abril foram atendidas 235 pessoas, a maioria moradores de rua, na 1ª Feira de Direitos Humanos e Cidadania realizada pelo Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, na Praça Irmã Dulce, em Roma, na Cidade Baixa, com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Durante a feira foram oferecidos serviços de orientação sobre direitos e serviços de saúde. A mobilização para a Feira foi feita com o apoio do Movimento de População de Rua.
 
Além das orientações sobre direitos e agendamentos de mediação de conflitos para os escritórios fixos, oferecidos pelo Juspopuli, parceiros contribuíram com outros serviços.  A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) apoiou a Feira oferecendo orientações sobre direitos do consumidor, através do Procon Bahia e orientações sobre tuberculose, através da Coordenação de Gestão Integrada da Ação Penal (Cogiap).
 
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) ofereceu 50 segundas vias gratuitas da carteira de identidade, com dia e horas marcados. Já a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) enviou um servidor para agendar a confecção de carteiras do trabalho e atendeu 26 pessoas. A Embasa ofereceu copos de água para os participantes da Feira.
 
A Secretaria Municipal de Saúde, Distrito Sanitário de Itapagipe, ofereceu vacinas contra tétano e hepatite B, teste rápido de HIV e aferição de pressão arterial, atendendo no total 52 pessoas. A Prefeitura Municipal de Salvador colaborou também com o envio da Guarda Municipal para ajudar na manutenção da ordem.
 
A equipe da Aliança de Redução de Danos - Fátima Cavalcante, passou a manhã orientando sobre como evitar doenças sexualmente transmissíveis, sobre como usar o preservativo feminino e o masculino, inclusive com a distribuição de preservativos. Outro trabalho da ARD-FC foi a orientação sobre os perigos relativos ao uso de substâncias psicoativas e como reduzir os danos.
 
De acordo com a Coordenadora do Juspopuli, Vera Leonelli, a Feira é mais uma das atividades desenvolvidas pelo Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, com a proposta de contribuir para a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e fortalecimento da cidadania. Além de feiras e cursos de formação em Direitos Humanos, a organização coordena onze Escritórios Populares de Mediação de Conflitos e Orientação sobre Direitos em Salvador, Feira de Santana e Santo Amaro da Purificação, com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Webmail   Login   Recuperar senha