Notícias

Juspopuli vai realizar atendimento nos bairros de Canabrava, Coutos e Ribeira
Data de publicação: 12-01-2011

A ONG Juspopuli Escritório de Direitos Humanos promoverá atendimento itinerante para esclarecer dúvidas sobre direitos e mediar conflitos nos bairros de Coutos (12/01) na Escola Nova Constituinte; Canabrava (10/01) na Associação de Palestrantes de Canabrava; e na Ribeira (12/01) na Creche Tia Cici, no aterro de Itapegipe. O atendimento acontecerá a partir das 14h e será realizado por ordem de chegada. É necessário levar o RG, CPF e Cartão da Bolsa Família (para aqueles que possuem). O evento é gratuito e aberto a toda a população.

A Juspopuli é uma organização sem fins lucrativos que se propõe a contribuir para a construção de uma cultura de direitos humanos e para o fortalecimento da cidadania. Realiza atividades de educação em direitos humanos e coordena uma rede de Escritórios Populares de Mediação de Conflitos e Orientação sobre Direitos com o patrocínio da Petrobras.

 

A Mediação de Conflitos consiste em ajudar vizinhos e familiares a resolver problemas sem, necessariamente, terem que acionar a justiça. Os interessados devem comparecer ao local de atendimento com a documentação solicitada e apresentar a demanda a um dos mediadores. A outra parte será contatada e convidada pelo Juspopuli a comparecer a um dos escritórios da ONG para discutir a questão. Os mediadores conduzem a conversação e ajudam as partes a encontrarem uma solução para o problema, resultando num acordo que pode ou não ser registrado formalmente.

 

Os casos mais freqüentes nos escritórios são de pensão alimentícia e briga entre vizinhos por causa de tubos quebrados, muros mal construídos, rede de esgoto ou barulho. Questões que podem ser resolvidas através do diálogo. Os mediadores são lideranças comunitárias capacitadas pelo Juspopuli e que trabalham voluntariamente. Atualmente 13 pessoas desenvolvem essa função nos nove escritórios da ONG que ficam nos bairros de Calabar, Engenho Velho da Federação, Palestina, Saramandaia, Chapada do Rio Vermelho, Roma, Periperi e Pau da Lima. Existe ainda um escritório em Santo Amaro da Purificação, no distrito de Acupe.

 

Quem quiser saber mais sobre esse trabalho ou deseje solicitar atendimento itinerante em outros bairros, basta entrar em contato com a instituição pelo e-mail juspopuli@juspopuli.org.brAtravés do site www.juspopuli.org.br, acessando o link "Orientação on line” é possível também ter um atendimento personalizado para esclarecer dúvidas e ter orientação sobre direitos, é só seguir as instruções.


Webmail   Login   Recuperar senha