Notícias

AGENTES SOCIAIS DE CINCO MUNICÍPIOS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE DIREITOS HUMANOS EM CONCEIÇÃO DO COITÉ
Data de publicação: 14-05-2019

AGENTES SOCIAIS DE CINCO MUNICÍPIOS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE DIREITOS HUMANOS EM CONCEIÇÃO DO COITÉ

 

"Essa é uma atividade que contribui de modo marcante para a formação de quadros de excelência para a defesa de direitos e mediação de conflitos. Estar nas comunidades que participam do curso é investir na diversidade de sujeitos que pensam e de fato constroem ações que fortalecem e estimulam projetos de saber e fazer a sociedade de humanos direitos que sonhamos”, afirmou a presidente do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, Marília Lomanto, durante o Painel Democracia e Direitos Humanos, dia 06 de maio, na abertura do Curso Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Associativismo e Cooperativismo, em Conceição do Coité.

Na avaliação do Juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Gerivaldo Neiva, o curso contribui para desmistificar a ideia corrente de que direitos humanos é para presos ou bandidos: ao contrário, quem se beneficia dos direitos humanos somos nós da classe média. Ele destacou ainda a importância do tema do curso por trazer para pertoos direitos humanos e fortalecer as ações do Juiz da Comarca, na aplicação da Justiça, que muitas vezes são incompreendidas.

Na tarde do dia 06, com a facilitadora Miriã Caetano, advogada e especialista em Gestão Pública, os agentes sociais participantes do curso tiveram contato com conteúdo fundamental para o desenvolvimento de suas atividades: as relações interpessoais, percepção de si e do outro e motivação. A facilitadora ressaltou que: "todo grupo humano que atua em conjunto, que trabalha, que milita, que luta, que aprende, vive relações interiores subjetivas. Os seus membros tem opiniões, sentimentos, sensações, intuições a respeito do grupo, da realidade, de algum tema específico.Seja qual for este grupo, criamos vínculos, aceitando que temos semelhanças, mas que temos diferenças. Essa é uma aprendizagem difícil e enriquecedora: aceitar as semelhanças e as diferenças que temos com os outros”.

Objetivo

O objetivo do curso é contribuir para a formação e sensibilização de 50 agentes sociais dos Municípios de Araci, Barrocas, Conceição do Coité, Retirolândia e Valente. Os participantes são agentes públicos - das áreas de educação, saúde, assistência social, sindicalistas das áreas urbana e rural, educadores e líderes comunitários.

Dividido em cinco módulos, com 80 horas/aula, de maio a setembro, o curso possibilitará a discussão da combinação de valores, princípios e práticas destinadas a construir relações de humanidade e solidariedade fortalecendo a cidadania. Também serão oferecidos conteúdos sobre Mediação Popular de Conflitos, os direitos específicos de crianças e adolescentes, idosos, pessoa com deficiência, raça e etnia, gênero e orientação sexual e Sistema de Garantia de Direitos. A aula inaugural foi realizada no Centro Cultural Ana Rios de Araújo.

 

Por contemplar participantes de diferentes municípios, geograficamente próximos, o curso possibilitará a formação de redes de solidariedade e serviços, potencializando os mecanismos municipais e territoriais de conhecimento e efetivação dos direitos. Essa atividade integra Termo de Fomento assinado entre a Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e o Juspopuli, com recurso de Emenda Parlamentar apresentada pelo Deputado Federal Afonso Florence e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. Dentre as atividades previstas no projeto estão um curso semelhante em Mairi e um Seminário sobre Direitos Humanos, Associativismo e Cooperativismo, com 16 horas de duração e 60 vagas, no município de Morro do Chapéu.

 

Sobre o Juspopuli

 

Fundado em 2001, como associação civil sem fins lucrativos, o Juspopuli tem como estratégias de atuação a educação para os direitos, e a difusão da mediação como forma de prevenção de violência e construção de convivências sustentáveis. Tem realizado cursos e oficinas sobre direitos, mediação de conflitos e outros temas de cidadania, alcançando, diretamente, mais de 12 mil pessoas, dentre lideranças comunitárias, educadores/as, técnicos e conselheiros/as da área social, policiais e agentes de trânsito.

 

Por 16 anos atuou em bairros populares de Salvador e outros municípios, em especial o de Feira de Santana, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS, na prestação gratuita de serviços de orientação sobre direitos e mediação popular de conflitos, acumulando prática e conhecimento técnico e científico, que lhe confere legitimidade para a socialização desta experiência.

 

O Juspopuli integra o Pacto Estadual pelo Semiárido e foi parceiro executor do Selo UNICEF Município Aprovado por 04 edições. E a partir das constantes relações com os municípios, constatou a grande carência de oportunidades de formação para os conselheiros municipais de direitos, conselheiros tutelares e outros agentes sociais interessados na construção da cultura de direitos humanos e na efetivação desses direitos.



Webmail   Login   Recuperar senha