Notícias

Profissionais participam em Pé de Serra de capacitação em Direitos Humanos no Semiárido da Bahia
Data de publicação: 28-07-2017




Com expressiva participação da gestão municipal de Pé de Serra – Prefeito Antonio Joilson Carneiro Rios, quatro secretários municipais e dois vereadores - teve início ontem (27/07) o curso Direitos Humanos no Semiárido da Bahia. Destinado a profissionais de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselheiros Tutelares, servidores da administração dos municípios de Pé de Serra, Serra Preta e Riachão do Jacuípe, o curso é promovido pelo Juspopuli – Escritório de Direitos Humanos e patrocinado pelo Ministério de Direitos Humanos através de Emenda Parlamentar 2016 - Nº 2870014, da Senadora Lídice da Mata.

 

Com 80 horas/aula o curso será realizado em 10 encontros de 8 horas cada, de julho a novembro de 2017, na sala de reunião da Secretaria Municipal de Educação de Pé de Serra, município parceiro do Juspopuli. Também apoia a capacitação a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Estado da Bahia.

 

Abertura

Pessoas mais humanas, sensíveis e que respeitem as diferenças, e possam contribuir para a superação de conflitos é o que espera o prefeito Antonio Joilson desse curso. Durante sua fala, na sessão de abertura, o prefeito lembrou que "o conflito mudou, no meu tempo se resolvia na mão grande, hoje a agressão é mais através da palavra, na internet, na agressão moral na falta de respeito ao outro, às diferenças. Tenho certeza de que nossa mentalidade sobre a sociedade que vivemos será diferente depois desse importante curso”.

Na avaliação da Secretária de Assistência Social de Pé de Serra, Maria Ester Carneiro Rios, "devido a tantas mudanças políticas e econômicas aumentaram os conflitos e esse curso vai nos acrescentar muito para lidarmos, no nosso dia a dia com os conflitos sociais”. Esses benefícios, segundo a secretária vão se refletir positivamente em todas as áreas da administração municipal com melhor prestação de serviços ao cidadão. Já o Secretário de Infraestrutura, Jorge Rios ressaltou a importância de que cada cidadão conheça seus direitos para melhor exercer a cidadania.

 

O Secretário de Educação, Gildair José de Santana, enfatizou a importância de Pé de Serra ter acolhido o curso proposto pelo Juspopuli: "Tudo que trata de educação e capacitação precisamos abraçar, principalmente porque estamos numa região muito carente e estamos aprendendo a administração pública”. O vereador Antônio Lisboa, em nome do Legislativo, que também esteve representado pelo vereador Leque de Aroeira, saudou a realização do curso e a importância de Pé de Serra sediar o evento, colocando a Câmara Municipal à disposição da comunidade para tornar possível a luta pela efetivação dos direitos humanos.

 

O advogado Paulo Sérgio Silva Ribeiro, representando o Secretário de Assistência Social de Serra Preta, Cláudio Luiz Figueiredo Mascarenhas, traçou um paralelo entre a frieza do judiciário na imposição das leis e a mediação de conflitos que é pautada pela sensibilidade para com o outro, um dos temas entre tantos que serão abordados durante o curso. "A inclusão do cidadão na cidadania e o conhecimento do outro são pontos importantes para a resolução dos conflitos”, pontuou o advogado ao elogiar a iniciativa do curso.

 

Educação para os Direitos Humanos

Em palestra sobre Educação em Direitos Humanos, a presidente do Juspopuli, Doutora em Direito, Marília Lomanto, destacou que a educação é um instrumento fundamental para transformar a realidade e tornar o cidadão capaz de lutar pela efetivação de direitos. Destacou a importância da presença expressiva do prefeito e de boa parte do seu secretariado, significando não só o apoio ao curso, como também a sintonia e o respeito da gestão para com o atendimento às necessidades da sua comunidade.

 

Trazendo como foco as conflituosidades da contemporaneidade e as violações aos direitos humanos, Marília Lomanto pautou sua fala na problematização das questões do Semiárido a partir do Território de Identidade Bacia do Jacuípe. Enfatizou a importância da parceria entre o poder instituído, com suas políticas públicas, e a participação da sociedade como principal protagonista na exigibilidade da implementação dessas políticas.

 

Continuando sua reflexão apontou a Lei 13.572 de 30 de agosto de 2016, que institui a política estadual de convivência com o Semiárido como instrumento de mobilização social para os princípios e diretrizes contidos nas normas legais sejam efetivamente materializados numa perspectiva de promoção do desenvolvimento sustentável do Semiárido e sua população. Finalizou afirmando a existência dos desafios reconhecendo o protagonismo dos sujeitos e organizações sociais na construção de formas dialógicas de convivência com a diversidade e as lutas pelos direitos humanos.

 

Relações interpessoais

A tarde de ontem (27/07) foi dedicada à sensibilização dos participantes para a percepção de si e do outro; o exercício da escuta e os diversos aspectos das relações interpessoais e do conflito. Esses temas foram trabalhados pela Psicóloga Luciana Diz tendo como perspectiva que esses profissionais consigam construir uma rede de apoio e garantia aos Direitos Humanos. Segundo ela, é importante ressaltar que as técnicas propostas tiveram o objetivo de despertar nos participantes o reconhecimento dos seus valores e a importância do respeito à diversidade e garantia dos direitos humanos.


Secretária de Assistência Social de Pé de Serra, Maria Ester Carneiro Rios. 



Secretário de Educação, Gildair José de Santana.



Secretário de Infraestrutura, Jorge Rios.


Vereador Antônio Lisboa.


Advogado Paulo Sérgio Silva Ribeiro.


Presidente do Juspopuli, Marília Lomanto.



Acima e abaixo, exercícios de sensibilização conduzidos pela Psicóloga Luciana Diz.




Recepção aos participantes, pela Advogada Natalete Silva, da equipe dp Juspopuli. 


Webmail   Login   Recuperar senha