Direito, Cidadania e Direitos Humanos são temas de capacitação em Mairi
Data de publicação: 26-07-2017
O direito, a cidadania e os direitos humanos foram os temas abordados nesta quarta-feira (26/07/2017), pela advogada Vera Leonelli, no Curso Educação em Direitos Humanos no Semiárido da Bahia iniciado ontem em Mairi, no auditório da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer. Através de metodologia dialogada, a facilitadora analisou, com os profissionais de Assistência Social, Conselheiros Tutelares e lideranças dos municípios de Mairi, Capim Grosso, Baixa Grande, São José do Jacuípe e Várzea da Roça os conceitos de condição humana, necessidades humanas, e direitos humanos.
Com o objetivo de contribuir para qualificar a atuação desses profissionais na sua atividade diária, o trabalho desta quarta-feira dirigiu a atenção para a relação entre as necessidades fundamentais do ser humano – físicas, materiais e econômicas; psicossociais, de convivência com respeito; políticas, de relação com o poder e de transcedência – e os direitos humanos como respostas a essas necessidades em suas múltiplas dimensões e dos demais seres vivos, tendo como fundamento a vida e a dignidade humana.
AGRADECIMENTOS
A Secretária de Assistência Social de Capim Grosso, Hosana Ferreira, esteve no auditório da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Mairi, na manhã de hoje, para agradecer ao Juspopuli-Escritório de Direitos Humanos o convite ao seu município. Hosana Ferreira ressaltou a importância da capacitação para o melhor atendimento à população.
A Secretária de Assistência
Social de Baixa Grande, Noranei Miranda, que também está inscrita como
participante do curso, já que é Assistente Social, destacou a satisfação com
que recebeu o convite para a capacitação e que os oito técnicos capacitados
irão atender melhor aos beneficiários.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A tarde de ontem (25/07) foi dedicada à sensibilização dos participantes para a percepção de si e do outro; o exercício da escuta e os diversos aspectos das relações interpessoais e do conflito. Esses temas foram trabalhados pela Psicóloga Luciana Diz tendo como perspectiva que esses profissionais consigam construir uma rede de apoio e garantia aos Direitos Humanos. Segundo Luciana Diz, é importante ressaltar que as técnicas propostas tiveram o objetivo de despertar nos participantes o reconhecimento dos seus valores e a importância do respeito à diversidade e garantia dos direitos humanos.
O curso Direitos Humanos no Semiárido da Bahia, realizado pelo Juspopuli – Escritório de Direitos Humanos, é patrocinado pelo Ministério de Direitos Humanos através de Emenda Parlamentar 2016 - Nº 2870014, da Senadora Lídice da Mata. Com 80 horas/aulas o curso terá, no total, dez 10 encontros de 8 horas cada, de julho a novembro de 2017 e conta com a parceria da Prefeitura de Mairi e apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Estado da Bahia.